ESTUDO SENOIDAL

Não são raras as vezes que ouço concurseiros dizerem que há momentos que não conseguem ter o mesmo rendimento de estudo. Há ainda aqueles que dizem que há dias que não conseguem, se quer, estudar.

Para aliviá-los, de pronto, digo-lhes que isto é normal.

Ora, é impossível acordar todos os dias com a mesma disposição. A rotina fo dia  também é diferente. Há períodos de mais dedicação ao trabalho. Outros a saúde não está adequada ou a mente não ajuda. Ha também períodos que o conteúdo da disciplina não é tão agradável, mas precisa ser estudado.

Enfim, poderia nomear uma infinidade de fatores que, inevitavelmente, interferem no nosso desempenho de estudo.

Nestes períodos, somos denominados “concurseiros senoidais” em alusão à curva da senoide. Calma gente! Não vou abordar matemática nesse artigo.

Isto é apenas para mostrá-los que há momentos que estamos na crista da curva e outros no vale. Em outras palavras, durante a trajetória, haverá momentos de desempenho extraordinários e outros que serão um desafio de superação.

Em que pese ter mencionado que esse comportamento é normal, não podemos e não devemos concluir que é por prazo indeterminado.

Ora, precisamos ter consciência de quais as causas e porquês de isto acontecer. Nesse sentido, precisamos agir para que as causas de baixo desempenho não sejam motivos de novas descidas ao vale da senoide. Além disso, identificando as causas e nos autorreponsabilizando, teremos condições plenas de, imediatamente, retornarmos à crista da curva.

Portanto, se isto acontecer com você, não encare de forma negativa. Faz parte do processo de prepração. Entretanto, não seja omisso na identificação das causas e consequente superação desse período. Busque locias e pessoas motivadas, aproveite para descansar, estude conteúdo mais prazeroso para você, evite confrontos, converse com pessoas de sua confiança sobre a sua fase, dê atenção à sua fé e às pessoas que você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *