THE FIRST HOUR

Estudos comprovam que a primeira hora do dia é fundamental para a produtividade.

Quer uma uma excelente dica para você estudar melhor? Crie um ritual do acordar. O ritual que faz você sentir que sua vida tem sentido. Você perceberá que a primeira hora do dia, se bem planejada, gera energia positiva.

Fazer o que você gosta logo ao acordar vai trazer motivação para estudar.

Para isso, você precisa entender o que te faz bem.

Meu ritual ao acordar é o seguinte:

– Acordo antes de minhas obrigações. Recomendo 2h antes. Acordar próximo ao horário de sair ou atrasado estimula a adrenalina e cortisol no sangue que, em excesso, é prejudicial à saúde.

– Bebo água pura fresca, mas pode ser com limão. Beber água em jejum aumenta a disposição. Além disso, entre outros benefícios, ajuda no metabolismo.

– Ouço uma música ou assisto uma palestra inspiradora. Você também pode ler um livro motivacional ou se dedicar a sua fé. Gosto de abraçar meu filho por alguns segundos antes dele ir para a escola. Isto ajuda a produzir os hormônios da felicidade ( dopamina, serotonina, ocitocina)

– Jamais assisto jornais sensacionalista nem olho WhatsApp ou rede sociais. Isto porque sei que  uma má notícia poderá influenciar negativamente o restante do meu dia.

– Mantenho o celular no modo avião. Nada é tão importante que não possa aguardar um pouco. Até porque, na rotina antiga, eu estaria dormindo.

– Evito conversas longas e complexas. Nada de assunto desafiador na primeira hora. Eu terei o restante do dia para isso.

– Faço atividade física. Atividade física também estimula os hormônios da felicidade, além, é claro, de contribuir para uma vida mais saudável.

– Faço meditação. Outra opção é a yoga. Não seja cético. Experimente! Isso pode transformar sua qualidade de vida.

– Tomo um belo café da manhã saudável. É importante comer devagar. Aproveito a oportunidade para contemplar a natureza por alguns minutos.

– Como concurseiro, após cumprir a primeira hora (the first hour), eu estudava. Nem que fosse por uma hora. Além de já garantir um período de estudo, percebia que me motivava para estudar um pouco mais ao chegar do trabalho.

– Por fim, mentalizava uma recompensa ao fechar minha meta do dia. Ex: assistir um filme com o meu filho, beber um vinho com minha esposa, jantar em um restaurante bacana, ler um bom livro, etc.

Ao cumprir o ritual da primeira hora, você perceberá que estimulará mais produção de dopamina, o que te trará sensação de bem-estar e mais disposição para estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *